Vila da Póvoa de Lanhoso

O concelho da Póvoa de Lanhoso localiza-se geograficamente entre a margem esquerda do Rio Cávado e a margem direita do Rio Ave. A limitá-lo estão os concelhos de Braga, Guimarães, Fafe, Vieira do Minho e Amares.
Braga, sede do distrito, fica a 15 km, Guimarães a 18 km e o Parque Nacional de Peneda-Gerês a 25 km.
Situado em pleno coração do Minho e encaixado entre os verdes vales do Ave e do Cávado, a Póvoa de Lanhoso integra toda a riqueza e diversidade da maravilhosa paisagem minhota.
O concelho tem registado um desenvolvimento económico e empresarial que tem contribuído para a reestruturação e melhoramento das suas infraestruturas, proporcionando aos visitantes e moradores, boas condições de acolhimento, tanto em lazer e bem-estar, como em cultura, assim como a nível social e económico.
Situada numa das mais ricas regiões gastronómicas de Portugal, Póvoa de Lanhoso soube preservar os seus pratos mais típicos que hoje constituem um verdadeiro emblema das Terras de Lanhoso. Para além disso, tem para oferecer um conjunto de recursos vitivinícolas que proporcionam vivências únicas, experiências impares, sendo um excelente cartão de visita.
Visitar este concelho é viajar no tempo e partir à descoberta de Portugal, dos monumentos que testemunham os encontros e desencontros da história, da secular arte do ouro (filigrana), do artesanato popular, sem esquecer a sua rica gastronomia e o vinho verde, a etnografia e a hospitalidade das suas gentes.
Não se pode deixar de fazer alusão ao Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, sala de espetáculo de elevado valor arquitetónico de estilo neoclássico, que apresenta ao longo do ano uma agenda bastante diversificada.
Uma vez que a arte de trabalhar o ouro está na essência deste concelho, uma das rotas obrigatórias, passa pela visita ao Museu do Ouro, onde é possível conhecer as mais antigas técnicas usadas para dar forma a este metal.
Passando da cultura ao desporto, não podemos esquecer, que está sediado neste concelho, o maior parque de diversões radicais da Península Ibérica – Diver Lanhoso. É sem dúvida, um local onde “pequenos” e “graúdos” podem pôr à prova a sua resistência física.
A moradia situa-se na Urbanização “Bela Vista”, que alia o desafogo e excelente exposição solar às vistas majestosas sobre o Castelo de Lanhoso (Monumento Nacional).
Apesar de conferir aos seus moradores, um sossego impar, importa salientar que os polos valorizantes, tais como comércio, locais recreativos, escolas, hospital, entidades bancárias, farmácias, supermercados e cabeleireiros, situam-se num raio de 2km.